Um dos artistas potiguares mais originais e festejados está completando 45 anos de estrada. E para comemorar esta data, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) recebe no próximo dia 24 de outubro a exposição “Vatenor, 45 anos de Arte”. O coquetel de abertura acontece às 19h, na Galeria Newton Navarro, na sede da Funcarte, com entrada franca.
Vatenor de Oliveira nasceu em Natal, em 1953. Trocou a carreira de fuzileiro naval pelos pincéis e foi para o Rio de Janeiro, na década de 1970, participando de exposições coletivas e salões. Ao longo de uma carreira brilhante, Vatenor realizou 32 exposições individuais, no Brasil e no exterior, ganhando elogios da crítica e o reconhecimento do público.
Ícone da Arte Naif no Rio Grande do Norte, Vatenor morou durante quase duas décadas no Rio de Janeiro e dois anos em Nova York onde participou de exposições coletivas e individuais, convivendo com grandes artistas como o escultor americano Mel Eduard, a poeta Jane Cortez, o pintor brasileiro Ricardo Oliveira e um dos pioneiros da contra-cultura americana, Allen Gisberg.
Em 1988, em Paris, participou de exposição na Galeria Debret, sendo hóspede do casal Sebastião e Leila Salgado. De volta a Natal após mais de três décadas de sucesso no Brasil e exterior, Vatenor assumiu o Núcleo de Artes Plásticas e o Departamento de Atividades Culturais da Capitania das Artes por 9 anos, dirigiu a Pinacoteca do Estado e o Departamento de Patrimônio Cultural da Funcarte, além da Fortaleza dos Reis Magos.
Na exposição que será aberta no dia 24, Vatenor passeia por toda sua obra, sua experiência nacional e internacional e receberá amigos e fãs de várias gerações.
0 Comentários