MOSQUITO DA DENGUE

O primeiro caso de bebê americano com microcefalia ligada a zika foi registrado em Oahu, no Havaí. Segundo o departamento de saúde do estado, a mãe da criança foi infectada pelo vírus zika quando esteve no Brasil, em maio de 2015, informou o jornal americano “The New York Times”. É o primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus zika registrado nos Estados Unidos.

A confirmação ocorreu nesta sexta feira, no mesmo dia em que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendou que grávidas adiassem viagens a 14 países e regiões da América Latina como Brasil, Colômbia, Porto Rico, entre outros.

Além do adiamento, o Centro de Controle aconselha que mulheres que desejam engravidar visitem um médico antes de viajar a essas regiões e que se previnam contra a picada de mosquitos que transmitem a doença.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirma que não há uma recomendação para que americanos não venham ao Brasil. Para ele, existe um aconselhamento para que todos tomem cuidado.