24 dez 2023
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:28min. 
 em 
Estudo com câmeras a bordo revela o comportamento dos motoristas brasileiros

Quando uma pessoa entra num carro e assume o controle dos pedais e do volante, o Código de Trânsito exige um determinado comportamento. Se esse comportamento fosse respeitado rigorosamente , haveria menos acidentes e os acidentes seriam menos graves. Mas não é assim que acontece nas ruas e nas estradas do Brasil.

Um motorista ultrapassa os 80 km/h em uma rua onde a velocidade máxima permitida é de 40km/h. Uma infração gravíssima. Esse é um dos registros de uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná, que analisou o comportamento de alguns condutores e concluiu que eles desrespeitaram o limite na maior parte do tempo em que o trânsito permitiu.

O estudo também mediu a variação de velocidade antes e depois de radares. “Na aproximação do radar há uma redução de velocidade. E à medida que o condutor passa do radar ele retoma essa velocidade. Também situações em que o condutor depois do radar aumenta ainda mais a velocidade, justamente pra tentar compensar a perda de tempo que ele acha que teve com a redução de velocidade na passagem pelo radar”, explica Tiago Bastos, professor do Departamento de Transportes da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com