Formar plateia, fomentar a cultura potiguar e oferecer apresentação cultural gratuita e de qualidade à população. Essas foram algumas das metas atingidas na noite da última terça-feira (16/12) pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) em Caicó. Cerca de 2 mil seridoenses lotaram o Sesc Seridó para ver Alpendre, 4º show-concerto do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc. A apresentação marcou a reinauguração da Concha Acústica da unidade, reformada para oferecer mais conforto ao público.

O espetáculo não foi só no palco: uma plateia calorosa vibrou, cantou, dançou junto e aplaudiu de pé em vários momentos da apresentação promovida pela instituição do Sistema Fecomércio RN. “Isso é fundamental para o resgate da cultura nordestina. Não imaginava encontrar um show desse em Caicó”, comentou a professora e advogada Ezilda Melo, que levou seus dois filhos pequenos para assistir à homenagem às raízes papa-jerimuns. “Acredito que a música é fundamental para a formação deles”.

Alpendre é essencialmente potiguar: todos os envolvidos, desde os intérpretes, passando pelos músicos e pelos homenageados, são da terra. Sob direção de Diana Fontes, o show-concerto já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes.