18 dez 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:54min. 
 em 
Escolas privadas aplicam reajuste de mensalidades acima da inflação

Ter acesso a educação privada está cada vez mais difícil, Conforme constatou uma pesquisa realizada pelo Procon Natal: boa parte das mais de 32 escolas pesquisadas aplicou um reajuste muito superior a inflação (5,96%, segundo o IBGE) de um ano para o outro. O reajuste médio, segundo a pesquisa, foi de 11,21%, mas pode chegar a até 25%, dependendo da escola – 15 pontos percentuais acima do recomendado.

Todavia, estas escolas terão que se explicar para o orgão de defesa do consumidor. E Quem não apresentar uma justificativa plausível para o reajuste poderá ser obrigado a rever o aumento e reduzir o percentual cobrado. Casos de eventuais abusos serão analisados pela assessoria jurídica do Procon.

De maneira geral, os níveis IV e V da Educação Infantil foram os que registraram o maior reajuste médio (+12,41%). No Ensino Fundamental, o reajuste médio foi de 11,80% e no Ensino Médio, foi de 10,38%. Segundo Elias Silva, pesquisador sócio-econômico do Procon, as escolas começarão a ser notificadas ainda este ano. Elas terão que encaminhar ao órgão as planilhas de custo de 2012 e de 2013.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!