21 jul 2024
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:09min. 
 em 
Engorda é a única solução existente para Ponta Negra, diz pesquisador do Ceará

Em processo de licenciamento junto aos órgãos ambientais, a engorda de Ponta Negra é a única solução existente para a praia, segundo avaliação do pesquisador Fábio Perdigão Vasconcelos, especialista em oceanografia e doutor em ciências da terra com ênfase em oceanografia ambiental costeira. Professor associado da Universidade Estadual do Ceará, Perdigão foi um dos especialistas consultados em Fortaleza para a recente obra da engorda da praia de Iracema.

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira, Fábio Perdigão diz que as obras de aterro são feitas quando a “dinâmica natural não dá mais para reverter os problemas”.

“No caso de Ponta Negra, como foi o caso aqui da Beira-Mar, praia de Iracema, eu acredito que a única solução existente são os aterros, pois recompõe o estado natural de como era a praia há 20, 30, 50 anos. Eram praias grandes que as pessoas tinham um espaço público de utilização que foram perdidos com os processos erosivos”, avalia. “Em relação a fauna e flora marinha, recompõe-se uma praia que existia antes. Era praia, então vamos devolver à praia o seu sistema praial. Quanto à questão dos tubarões, não há artigos científicos que comprove a construção de aterros como elemento atrativo de tubarões. Em Recife, o que aconteceu é que se tinha terminais pesqueiros que alteram a dinâmica, lançava-se carcaças de peixes e atraíam os tubarões”, pontua.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com