Além dos juristas, e enriquecendo ainda mais a programação do 1º Encontro Regional dos Advogados do Sertão, o engenheiro civil, Mestre em Recursos Hídricos e Doutor em Hidráulica e Saneamento, João Abner Guimarães Júnior, juntamente com o produtor rural, professor e engenheiro, Manelito Vilar, proferirão palestras. 

O evento, que é pioneiro no Estado do RN, será realizado em Caicó. Promovido pelas subseções da OAB de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, além de Patos, da Paraíba, tem como tema central: “A Seca no Sertão e a convivência com o semiárido – Um enfoque Jurídico-Social”. 

A palestra de João Abner Guimarães Júnior será intitulada “O clima semiárido e o enfrentamento aos efeitos da seca”. O tema ministrado pelo engenheiro civil ajudará a entender quais os fatores que determinam o clima da região, suas causas, consequências e, principalmente, as soluções técnicas viáveis. “A partir da compreensão do fenômeno da seca do ponto de vista científico, pode-se aprofundar o debate das repercussões sociais, políticas e jurídicas do problema”, garante. 

Com a temática “Atuais políticas públicas para o semiárido nordestino”, o produtor rural, Manelito Vilar, levará a visão de um legítimo sertanejo e produtor rural sobre as políticas públicas cridas para resolver o problema da seca ou minimizar o impacto dos seus efeitos na população nordestina. 

O evento conta com o apoio da OAB do RN, mas não será restrito para profissionais e estudantes de Direito. As inscrições estão sendo realizadas na sede da OAB de Caicó, com valor promocional para estudantes.