08 mar 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:10min. 
 em 
Empresa inicia estudos para construção do Aterro Sanitário do Seridó

A empresa Geotechnique Consultoria e Engenharia, responsável pelos estudos das áreas para o aterro sanitário e equipamentos que vão viabilizar a correta destinação de resíduos sólidos no Seridó, iniciou a segunda etapa de trabalho na região. Nesta quinta-feira (8), prefeitos e representantes dos municípios que formam o Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó, foram informados como será desenvolvido o trabalho.

A técnica Juliana Ubarana da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reforçou a necessidade do apoio das prefeituras, para que a empresa possa entrar nas áreas apontadas como compatíveis para receber o aterro sanitário e os demais equipamentos. Entre os equipamentos previstos para viabilizar a coleta e transporte dos resíduos estão as Estações de Transbordo (equipamento que vai transferir resíduos), Unidade de Triagem (equipamento que fazer a separação do lixo) e Ponto de Entrega Voluntária (equipamento onde a população vai entregar o lixo reciclável).

As prefeituras vão viabilizar a documentação de autorização para que a empresa realize os estudos geotécnicos e topográficos. Os estudos vão ocorrer pelos próximos três meses. A empresa Geotechnique também vai fazer o projeto de encerramento dos lixões nos municípios. Ou seja, vai sugerir em documento ações de recuperação das áreas onde hoje estão os atuais lixões.

Ontem (7), a equipe da Semarh esteve em uma área apontada pela empresa Geotechnique como compatível para receber o aterro sanitário do Seridó. A área fica localizada entre Caicó e São José do Seridó. Para confirmar a viabilidade da área, vão ser realizados estudos sobre a adequação do solo e de logística viável para recebimento de material para cobertura dos resíduos sólidos do aterro sanitário.

Após a conclusão do estudo da Geotechnique, obtida licença do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), será iniciado processo licitatório para a construção do aterro sanitário. Consórcio do Seridó é formado por 25 municípios. A abertura da reunião foi feita pelo prefeito de Caicó, que é presidente do Consórcio do Seridó, Bibi Costa. Além de Caicó, estiveram presentes à reunião representantes de Carnaúba dos Dantas, Ouro Branco, Timbaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Ipueira, Jucurutu, São José do Seriddoó, Cerro Corá e Acari, São Vicente e Parelhas. Em agosto de 2014, de acordo com a lei federal 12.305 de 2010, não deverá mais existir lixões nos municípios do Estado.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!