O deputado Henrique Alves vai apresentar emenda de plenário ao texto do Novo Código Florestal Brasileiro previsto para ser votado nesta terça-feira (10).
A emenda restabelece áreas de apicuns e salitres, para atividades específicas como a extração de sal e criação de camarão em cativeiro, duas das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte.
A emenda conta com o apoio da bancada do PMDB, atualmente com 79 deputados, e atende os interesses de salineiros e criadores de camarão. Eles temiam futuras interpretações ambientais e embates jurídicos contrários ao desenvolvimento do estado.
O PMDB apóia o relatório final do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), mas não abre mão de especificar no texto da matéria detalhes que foram ‘esquecidos’ pelo relator, ressaltou o líder do partido.
Pelo texto que seria levado ao plenário para decisão no voto, na sessão desta terça-feira, as margens dos rios, incluindo áreas que sofrem influência das marés, se tornariam Áreas de Proteção Permanentes (APP´s), inviabilizando o desenvolvimento do estado.
Foto: Deputado Henrique Alves com o presidente da ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão), Itamar Rocha
0 Comentários