Um total de 212.113 natalenses devem ser imunizadas na 20ª Campanha Nacional contra a Influenza, que em Natal é realizada por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foi iniciada nesta segunda-feira (23). A campanha irá durar até 1º de junho e, de acordo com a pasta municipal, a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Segundo números divulgados recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a estimativa para esta edição da campanha é vacinar mais de 54,4 milhões de pessoas em todo país, sendo 879.430 pessoas no Rio Grande do Norte inteiro.
O combate à doença é feito através da vacina, que é disponibilizada para a população classificada nos grupos de risco e prioritários. Estes grupos são compostos por pessoas com maiores chances de complicações, caso acometidas com a doença.
Os integrantes dos grupos de risco e prioritário são: gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, crianças entre 6 meses e menos de cinco anos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
No caso dos integrantes do último grupo, é preciso apresentar uma prescrição médica comprovando a situação para receber a vacina. No caso de professores e trabalhadores da saúde, também é preciso levar algum comprovante de vínculo com as instituições de trabalho.
0 Comentários