O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, reiterou hoje que a inflação no Brasil segue elevada e mostrando resistência, mas que há projeções indicando tendência de recuo.

“A experiência internacional e a teoria econômica apontam inflação baixa e estável como precondição para o crescimento sustentável. O caminho para a prosperidade passa por taxas de inflação baixas e estáveis”, disse ao iniciar a apresentação, em Curitiba, do Boletim Regional, publicação trimestral da autoridade monetária com considerações sobre a economia sob o ponto de vista das regiões do país.

Segundo Hamilton, as projeções indicam que a inflação acumulada em 12 meses seguirá elevada no horizonte relevante da política monetária (em torno de dois anos), mas com tendência de recuo.

Ele também reafirmou que os riscos para a estabilidade financeira global devem seguir elevados. As perspectivas, disse, indicam ritmo de atividade global mais intenso ao longo do horizonte relevante.

No Brasil, o ritmo de expansão da atividade domestica está relativamente estável neste ano, em comparação a 2013. Ele ainda notou que prossegue a expansão moderada no crédito e que o déficit nas transações correntes tem sido essencialmente financiado pelos investimentos estrangeiros diretos.