201503220513270000001780

Repercute em Patos e Sertão da Paraíba a articulação do deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), conduzindo os trabalhos da implantação da Região Metropolitana de Patos, em um evento que ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial da cidade.

De acordo com relatos, participaram o Superintendente do IDEME, Otávio Mendonça, o representante do SINEP, Jarbas de Lucena, o Coordenador da Subárea do IBGE na região de Patos, Lamartine Candeia, representante da EMATER, Francisco Acácio, o Secretário de Planejamento do Estado, Tárcio Pessoa, representante do Orçamento Democrático do Estado, Júnior Medeiros, o deputado federal, Hugo Motta, prefeitos dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana e a prefeita de Patos, então autora do Projeto de Lei, Francisca Motta.

“O passo inicial para que ela possa ser implantada é a formação do Conselho Consultivo e do Conselho Deliberativo. O Consultivo é representado pelos 24 municípios e o Deliberativo são cinco representantes, tendo na presidência o Secretário de Planejamento do Estado da Paraíba que representa o Governador do Estado, os demais são membros indicados pelos prefeitos; com a formação dos Conselhos, teremos condições de fazer funcionar a Região Metropolitana e, a partir daí, ficará a cargo dos prefeitos tratar de um planejamento estratégico para toda a região”, explicou.

Na reunião ficou definido que os prefeitos dos municípios de Patos, Teixeira, Santa Luzia, Quixaba e Santa Terezinha irão reunir-se no próximo dia 10, em Patos, para apresentar um projeto de politica para o andamento do Conselho Deliberativo.