Além disso, o parlamentar caicoense reconheceu a importância do Curta Caicó

O deputado estadual Adjuto Dias prestigiou no último sábado (15) o encerramento do Festival de Cinema Curta Caicó. Na oportunidade, o parlamentar fez entrega de cópia da Lei nº 12466, de 16 de outubro de 2025, de sua autoria, que insere o festival de cinema no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte.

“O Curta Caicó é hoje um dos principais festivais de cinema do Nordeste e tem notoriedade nacional, atraindo a atenção de cineastas de todo o Brasil que anualmente demonstram interesse em exibir suas produções na telona do festival de Caicó”, destacou o deputado Adjuto Dias.

Além disso, o parlamentar caicoense reconheceu a importância do Curta Caicó para estimular a produção audiovisual em toda a região. Ele assistiu a alguns curtas metragens produzidos por alunos do Laboratório de Jovens Roteiristas, promovido pelo Curta Caicó. “São filmes que promovem o debate sobre temas muito importantes para a região e que agora, certamente, vão ganhar notoriedade em outros festivais do Brasil”, observou o deputado.

O Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Agência Referência e esse ano promoveu oficinas e workshops em escolas públicas de 10 municípios da região. “O Curta Caicó é um espaço de exibição e fomento ao cinema no interior, que fortalece a cultura, forma novos olhares e movimenta a economia criativa do Seridó Potiguar. A inserção no calendário de eventos do Estado nos motiva mais ainda a expandir as ações do Festival”, enfatiza o diretor Raildon Lucena.

A 8ª edição do Curta Caicó contou com os patrocínios da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. O festival também contou com apoio da Místika, Roteiraria, Filmes Urgentes e Sesc Fecomércio e parcerias da 9ª Direc, 10ª Direc, ACCIRN e LABRFF.