Enquanto um dos partidos de oposição, o DEM, pediu a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores; o ministro da Justiça, petista José Eduardo Cardozo, aponta factóides nas iniciativas de adversários. O tom das discussões continua, assim, acirrado entre integrantes do governo e a oposição parlamentar. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) protocolou na Procuradoria Geral da República (PGR) uma representação sugerindo a cassação do registro partidário do PT.

O parlamentar pede a instauração de investigação do vínculo do Partido dos Trabalhadores com entidade estrangeira, “manutenção de organização paramilitar” e suposto recebimento de recursos de origem estrangeira. Aleluia questiona a relação do PT com o Foro de São Paulo, organização criada em 1990 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Partido Comunista Cubano, que congrega partidos e movimentos sociais da esquerda latino-americana.

“Não faltam fatos que evidenciam essas ilegalidades praticadas pelo PT, um partido que, no poder, tem subordinado os interesses nacionais às orientações dessa entidade que congrega ditaduras latino-americanas”, diz o deputado em nota. Se for constatada afronta ao artigo 28 da lei 9.096/95, o deputado pede que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse o registro da sigla.