Projeto busca novos apoiadores para continuar missão

No Rio Grande do Norte, 28 mil crianças e adolescentes já descobriram como salvar tartarugas marinhas, golfinhos e baleias por meio do projeto Parceiros do Mar. Criado em 2022, o programa de educação ambiental do Cemam (Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental) transforma a ciência em aventura. Com o Dia das Crianças sendo celebrado neste domingo 12, a iniciativa reforça o poder dos mais jovens como agentes de conservação.

Por meio das atividades do programa, as crianças conhecem atitudes que contribuem para a conservação de animais marinhos. Neste sábado 11, o projeto realiza uma exposição científica e jogos lúdicos no Iate Clube de Natal, em parceria com outras iniciativas. Na próxima semana, a equipe estará em Areia Branca para o Festival Ventos & Mar, onde entregará 300 unidades do “Manual de Jogos e Brincadeiras sobre Fauna Marinha” para escolas da região.

As ações buscam conscientizar sobre a fauna marinha diante de um cenário em que, em média, quatro animais marinhos encalham por dia no litoral do Estado, com cerca de 1.600 encalhes por ano. Entre esses animais, tartarugas, golfinhos, baleias, aves e peixes-boi. Para traduzir dados complexos em aprendizado, o projeto aposta em abordagens lúdicas.