professor-matthew-m-taylor-da-american-university-em-washington-dc-1428805896715_300x420Enquanto milhares de brasileiros voltam a protestar neste domingo (12) contra a corrupção, um pesquisador americano que há décadas analisa a situação política do Brasil se diz otimista em relação ao país e chega até a dizer que tem inveja do Brasil. “Quando pensamos sobre a corrupção política, o Brasil realmente tem um sistema de tribunal eleitoral admiravelmente eficaz”, disse o professor Matthew M. Taylor, da American University, em Washington, DC.

Segundo ele, apesar de a corrupção no Brasil ainda ser um problema grave, que ameaça o próprio funcionamento da democracia, o país tem dado passos no caminho certo para controlar e diminuir ações ilícitas. “A corrupção nunca pode ser completamente eliminada, pois os custos de fazer isso seriam proibitivos em termos de direitos civis e da ineficiência pública, e também porque a natureza humana é o que é. Mas acho que, se a tendência atual de investigação ativa continuar, e se a eficácia da punição judicial melhorar, o Brasil pode muito bem ser capaz de se mover para um novo equilíbrio, com muito menos corrupção”, disse.

Taylor é autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil, como “Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability” (Corrupção e democracia no Brasil: a luta por fiscalização), e “Judging Policy: Courts and Policy Reform in Democratic Brazil” (Julgando política: Tribunais e reforma política no Brasil democrático). Em sua avaliação, a população brasileira está farta do sistema político, mas já deixou claro que rejeita respostas mais extremas para o atual escândalo.