05 jan 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:43min. 
 em 
Cientistas encontram ondas de rádio misteriosas no espaço

Elas são um dos grandes quebra-cabeças da astronomia moderna. Mas uma descoberta recente pode ajudar a desvendar o mistério de ondas de rádio captadas no espaço. Como o nome sugere, as Rajadas Rápidas de Rádio (ou Fast Radio Bursts – FRBs, em inglês) são um fenômeno astrofísico que consiste em pulsos de ondas de rádio de curta duração – milésimos de segundos – mas bastante potentes.

O fato de serem muito breves, combinado com a dificuldade de determinar sua localização, criaram mistério em torno da origem dessas ondas. Mas uma equipe de astrônomos anunciou agora ter descoberto que a fonte de uma dessas rajadas seria uma outra galáxia.

A revelação é um passo importante para solucionar o mistério, que já gerou dezenas de explicações possíveis – desde buracos negros até inteligência extraterrestre.

As primeiras FRBs foram descobertas em 2007, em um arquivo de um telescópio australiano. Astrônomos realizavam outra pesquisa quando se depararam com um novo fenômeno: uma rajada de ondas de rádio, captada em 2001. Desde então, outras 18 rajadas foram descobertas.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com