07 jun 2017
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:56min. 
 em 
Cientistas associam consumo de produtos light a ganho de peso

BBC6p7eNa sua despensa só têm lugar produtos com baixo teor de gordura e açúcar? Cuidado, talvez seja melhor priorizar os alimentos mais saudáveis que existem – os naturais e preparados em casa. É o que sugere um novo estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, publicado em maio de 2017 na revista Physiology and Behavior.

Na pesquisa, um time de cientistas liderados por Krzysztof Czaja, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade, notou que ratos alimentados com uma dieta baixa em gordura, mas rica em açúcar, engordaram mais do que os animais que receberam um cardápio balanceado. E não para por aí: os ratinhos com um menu restrito desenvolveram problemas no fígado e inflamação no cérebro.

“A maioria dos produtos com pouca ou nenhuma gordura têm um teor aumentado de açúcar e são camuflados com nomes rebuscados, dando a impressão de que são saudáveis. Mas, na realidade, essas comidas podem causar danos ao fígado e levar à obesidade”, alerta Czaja.

Para o trabalho, os estudiosos acompanharam, por quatro semanas, três grupos de ratos e monitoraram peso, consumo de calorias, composição corporal e amostras de fezes. Uma parte dos animais teve uma dieta cheia de gordura e açúcar; a outra consumiu um menu pouco gorduroso, mas abundante no ingrediente doce; e a terceira turma teve acesso a uma alimentação balanceada.

Os dois primeiros grupos desenvolveram gordura no fígado e ganharam mais peso e gordura corporal do que os bichos cuja dieta foi equilibrada. “Nosso estudo mostra que, nos ratos alimentados com pouca gordura e muito açúcar, a eficiência corporal de gerar gordura é o dobro do que a dos animais com um cardápio normal”, conta o líder da investigação.

Moral da história: na próxima vez em que for ao supermercado, fique de olho no rótulo– quanto mais nomes estranhos houver ali, menos saudável e natural é o produto. E não se esqueça de que a alimentação mais saudável que existe é aquela com comida de verdade, rica em nutrientes, texturas e sabores que, acima de tudo, agradam seu paladar.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com