27 maio 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:47min. 
 em 
Chineses criam laser que lê textos menor que grão de arroz a 1,3 km de distância

Cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China desenvolveram um sistema a laser capaz de ler textos de apenas 3 milímetros a 1,36 quilômetro de distância. A tecnologia, descrita em estudo publicado no periódico Physical Review Letters, utiliza interferometria de intensidade para alcançar resolução 14 vezes superior à de telescópios convencionais.

“Binóculos comuns nessa distância só identificam objetos com cerca de 42 mm. Nosso sistema reconhece detalhes milimétricos, como letras em um papel”, explicou Qiang Zhang, líder da pesquisa. O método divide um laser de 100 miliwatts em oito feixes que iluminam o alvo de diferentes ângulos, neutralizando os efeitos da turbulência atmosférica.

Durante os testes, os pesquisadores posicionaram alvos de 8 mm com textos impressos em um prédio distante. Dois telescópios capturaram a luz refletida, e as flutuações de intensidade foram comparadas para reconstruir a imagem. “A técnica é inspirada em astronomia, mas adaptada para superar limitações de observação terrestre”, disse Zhang.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com