28 nov 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:24min. 
 em 
Sem categoria
Campanha contra a febre aftosa chega a reta final

Os criadores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos aos prazos para a vacinação dos animais contra a febre aftosa. A segunda etapa da Campanha de Vacinação de 2014,  conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), termina, na maioria dos estados, no dia 30 de novembro.

A meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de cabeças. Em 14 estados – Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo – a vacinação deve ser feita em todo o rebanho de bovinos e bubalinos. Nos estados de Roraima e Rondônia, a campanha já foi finalizada.

Na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul, Tocantins, Sergipe e no Distrito Federal, a vacinação deve ser feita nos animais com idade abaixo de 24 meses. No Amapá, está ocorrendo a primeira vacinação anual de todo o rebanho. Apenas o estado de Santa Catarina não está inserido no calendário,  por já ser reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Após a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial,  para comprovar a imunização do rebanho.  Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com