“Caicó é uma cidade que me surpreende, pois em alguns pontos comerciais que visitamos hoje existe uma acessibilidade à pessoa com deficiência”, o comentário partiu do articulador regional do Plano Viver sem limite, Stênio Soares. Ele participou nesta quinta-feira (14/11) do lançamento da Política Nacional na cidade de Caicó.
O Plano Nacional tem o objetivo de articular os Municípios para que sejam desenvolvidos diversos programas que promovam a acessibilidade, a inclusão social, a educação e a saúde das pessoas com deficiência. Os recursos podem, inclusive, serem captados através de projetos desenvolvidos em escolas.
“Aqui em Caicó eu fui tomar café em uma padaria que é extremamente acessível, tem uma rampa para o cadeirante subir desde o calçamento até o interior do estabelecimento com segurança. Observei que tem piso tátio, altura considerável, barra de segurança e emborrachado. Nos banheiros eu vi sanitário bastante adequado, então esse local ganhou nota 10 em acessibilidade”, destacou ele.
Mesmo não citando qual foi o estabelecimento, o articulador nacional pontuou que a mudança dos estabelecimentos não onera orçamento de uma obra. “Não custa caro para um proprietário de um estabelecimento, seja público ou privado, solicitar que o arquiteto projete uma acessibilidade para o espaço. Incluir uma rampa não vai onerar o orçamento da obra e tenho certeza que o proprietário dessa padaria em Caicó também pensou assim”, finalizou.