11 maio 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
14:16min. 
 em 
Café acumula alta de 80,2% em um ano, maior inflação desde 1995

O preço do café moído disparou 80,2% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 9 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A variação representa a maior inflação acumulada para o produto em um ano desde maio de 1995, quando o aumento chegou a 85,5%.

As informações são do portal G1, que detalha que a marca histórica supera inclusive os primeiros meses da estabilização do Plano Real, iniciado em julho de 1994. Segundo especialistas, o principal vilão do aumento expressivo tem sido o clima extremo que atingiu as principais regiões produtoras, afetando diretamente a colheita do grão.

Só em abril, o preço do café moído subiu 4,48%, uma leve desaceleração comparada aos meses anteriores — em março, a alta foi de 8,14%, e em fevereiro, impressionantes 10,77%, maior patamar mensal em 26 anos. De acordo com o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, além das questões climáticas, o preço também é impactado pela tendência internacional de valorização do café e pela cotação do dólar, que influencia diretamente os custos de importação e exportação.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com