A biblioteca móvel BiblioSesc desembarca em mais uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Na realidade, em duas. Até dia 01/10, a unidade móvel do Sistema Fecomércio, executada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN), disponibilizará seu acervo gratuito de livros, jornais e revistas nas cidades de Várzea e Espírito Santo.
Nesta primeira semana, a BiblioSesc funciona até a terça-feira (18/08), em virtude da presença da unidade no Fest Bossa & Jazz em São Miguel do Gostoso. A partir do dia 24/08, a biblioteca itinerante funciona regularmente às segundas-feiras e terças-feiras em Várzea, sempre em frente à Escola Plácido Tomaz de Lima (Rua Claudino do Rego); e, às quartas e quintas-feiras, a população de Espírito Santo será atendida no centro da cidade. Na sexta-feira, não haverá atendimento.
O acervo da BiblioSesc possui mais de 3 mil publicações e fica disponível de forma gratuita para os moradores de todas as idades. Jornais, revistas, gibis, livros de autores nacionais e internacionais sobre temas variados preenchem as estantes. Para solicitar o empréstimo, basta ter em mãos documento de identidade original e comprovante de residência.
Várzea e Campo Grande são o 8º e o 9º municípios visitados pela biblioteca itinerante desde que iniciou, em 2014, um processo de interiorização das suas atividades, em sintonia com a diretriz da Fecomércio de descentralizar as ações da instituição. Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Tibau do Sul, Assú, São Gonçalo do Amarante e Campo Grande já receberam a BiblioSesc.
A BiblioSesc circula sistematicamente pela Grande Natal desde 2011, ano em que foi lançada. Também já passou pela praia de Pipa dois anos seguidos, durante a Feira Literária de Pipa (FliPipa), por Mossoró, Caicó e Macau, participando de eventos nos municípios. Desde que começou a atuar até hoje, o projeto, que pretende estimular o gosto pela leitura, já recebeu mais de 25 mil leitores.