Walter Alves (PMDB)
“Somos a favor da redução da maioridade penal nos casos de crimes mais violentos e reincidentes. A sociedade mudou e as leis precisam mudar para acompanhar essas mudanças”.
Rafael Motta (PROS)
“Entendemos que o debate sobre essa questão precisa ser mais amplo e acompanhado de mais investimentos em escolas, profissionalização, prática de esportes e ações de incentivo a cultura. Por isso, antes de tomar uma postura definitiva sobre o assunto, temos pesquisado números e ouvido instituições ligadas aos jovens”.
Fábio Faria (PSD)
“Sou a favor para crimes hediondos. Os jovens de hoje em dia são diferentes de 25 anos atrás. Eles têm muito mais acesso a informação, sabem muito mais o que estão fazendo do que anos atrás”.
Zenaide Maia (PR)
“É uma questão complexa. Antes de se reduzir a maior idade penal tem que se adequar o sistema prisional, do contrário vamos mandar esses adolescentes para universidade do crime. Quem comete um crime, independente da idade, deve ser punido”.
Felipe Maia (DEM)
“Sou favorável, uma vez que entendo que a redução da maioridade penal não vai ser a redução definitiva da segurança pública, tendo em vista que 47% dos crimes cometidos por menores, se dão na faixa de 16 a 18 anos”.
Rogério Marinho (PSDB)
“Sem punição, não há como vencer a criminalidade. A redução da maioridade penal não é a solução para todos os problemas da violência no país, mas é um passo fundamental para retomar a paz perdida pelo Brasil”.
Antônio Jácome (PMN)
“Eu sempre fui contra a redução da maioridade penal. Mas, como os índices crescentes de violência, principalmente nos últimos 5 anos, inclusive com o crime organizado utilizando menores, aproveitando a brecha da lei, estou revendo minha posição. Hoje, sou a favor da redução nos casos de crimes hediondos, petrificados no código penal”.
Beto Rosado (PP)
“Como a elaboração da proposta de redução está em fase inicial na comissão especial, vou aguardar uma definição da comissão para me posicionar. Mas, tenho estimulado o debate entre os eleitores em minhas redes sociais, ouvindo a opinião da população”.
Garibaldi Alves Filho (PMDB)
“Eu tenho uma posição favorável da redução da maioridade. Minha opinião se baseia no fato de que o maior de 16 anos já exerce os direitos e deveres à cidadania. Então se ele, de fato, pode exercê-los, porque não assumir a responsabilidade no campo penal?”
José Agripino Maia (DEM)
“Sou a favor da redução da maioridade penal para a prática de crimes hediondos mediante comprovação judicial. A matéria está em tramitação, mas ainda não está na Ordem do Dia”.
Fátima Bezerra (PT)
“O ingresso antecipado no sistema penal brasileiro vai expor ainda mais os adolescentes, já que a maioria das instituições penais, sobretudo dos estados, não têm cumprido sua função social de reinserção e reeducação. O Congresso Nacional não pode desprezar a ciência e a história”.
