O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel registrou um aumento de 27,8% no número de atendimentos a pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em julho, se comparado com o mês anterior.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, foram 454 atendimentos no mês passado, ante 355 em junho. Entre fevereiro e julho deste ano foram 2.262 atendimentos. Já os casos confirmados da doença e as mortes em 2024 somaram, respectivamente, 841 e 117 até maio (os dados de junho e julho neste recorte ainda não estão disponíveis).
O médico Marcelo Marinho, presidente da Sociedade Norteriograndense de Neurologia, explica que o aumento dos casos suspeitos pode ter sido provocado porque, no mês passado um plantão de neurologia foi instalado no Walfredo. “Quando se coloca um especialista de plantão, os casos suspeitos vão aumentar. Há muito tempo o RN não tinha isso, então, atribuo esse aumento à melhora da visualização do serviço [plantão de neurologia] e do treinamento da equipe para a identificação dos prováveis pacientes”, pontua.
0 Comentários