A Arquidiocese de Natal viverá uma programação especial para celebrar o centenário de vida do arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, a ser completado em 2026. A abertura do ano jubilar acontecerá na próxima terça-feira, dia 29 de julho, na Catedral Metropolitana de Natal, com a seguinte programação: 11 horas, missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, e, às 19 horas, concerto com o Coro e Orquestra da Apresentação, sob a regência do maestro Alexandre Barros de Carvalho. O concerto, aberto ao público, contará com execução de composições sacras e populares.
Quem é Dom Heitor
Dom Heitor de Araújo Sales nasceu em 29 de julho de 1926, na cidade de São José de Mipibu (RN). Foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 1950, e sagrado bispo para a Diocese de Caicó, em 16 de julho de 1978. Em 27 de outubro de 1993 foi nomeado arcebispo metropolitano de Natal, função que desempenhou até 26 de novembro de 2003, quando se tornou arcebispo emérito.
Durante os dez anos em que esteve à frente da Arquidiocese de Natal, Dom Heitor restaurou a antiga residência episcopal; restaurou e ampliou o Seminário de São Pedro; criou um governo colegiado com a instituição dos Vicariatos Episcopais; restaurou o Diaconato Permanente; promoveu retiros para o clero, em outros países; implantou pastorais, entre elas a Comunicação e a do Dízimo; criou 15 paróquias e ordenou 44 padres. Foi durante o governo dele, que o Papa João Paulo II beatificou os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em 5 de maio de 2000.
0 Comentários