07 abr 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:47min. 
 em 
Após raros casos de coágulos, agência europeia mantém recomendação para vacina de Oxford

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmou nesta quarta-feira (7) que os coágulos sanguíneos sofridos por algumas pessoas vacinadas com a vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 devem ser considerados um efeito colateral “muito raro” e manteve a recomendação de uso do imunizante.

A EMA encontrou “uma possível ligação com casos muito raros de coágulos sanguíneos incomuns, juntamente com níveis baixos de plaquetas sanguíneas”, mas afirmou que o balanço entre riscos e benefícios permanece “positivo”, segundo comunicado.

A vacina já teve o uso emergencial aprovado no Brasil por unanimidade pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em janeiro, após passar por uma série de testes de segurança e eficácia que atestaram a sua qualidade.

O imunizante recebeu também o registro definitivo no país, em 12 de março. Segundo a Anvisa, “o registro definitivo é a avaliação completa, com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento”.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!