A partir de janeiro de 2012, quem comprar um medicamento poderá confirmar na própria farmácia se o produto é verdadeiro.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou ontem um selo de segurança que será reconhecido por leitoras óticas instaladas em todas as drogarias do país.
A autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta da leitora ótica.
Uma luz verde, acompanhada de um sinal sonoro, indica que o medicamento é verdadeiro.
O selo, autoadesivo e impermeável, será único – sem diferenciação por estado ou por fabricante.
De acordo com a Anvisa, o objetivo é reduzir os riscos provocados por medicamentos falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados.
Apenas este ano, 53.575 remédios falsificados e contrabandeados foram apreendidos, além de 62,9 toneladas de produtos sem registro.
Cada farmácia terá um equipamento de leitura ótica instalado em área de fácil acesso para uso livre e gratuito de consumidores.
A distribuição do equipamento é de responsabilidade da Casa da Moeda e não haverá ônus para o estabelecimento.
0 Comentários