13 jan 2022
 Por 
Blog do Seridó
 às 
15:14min. 
 em 
Anvisa confirma novo surto de “superfungo” no Brasil

Na terça-feira (11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que foi confirmado o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O caso aconteceu em um hospital de Recife, em Pernambuco (PE). No dia 3 de janeiro, o órgão recebeu notificações sobre dois casos possíveis do superfungo. O Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz – Lacen/BA confirmou a identificação do fungo em um dos isolados. A Agência aguarda a finalização da análise do segundo caso isolado.

O laboratório fez as análises utilizando o Maldi-Tof (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization Time-of-Light). Este é um método que utiliza ionização para diagnosticar, de formaa rápida e eficaz, as proteínas de um fungo ou uma bactéria. Os dois casos investigados pela Anvisa são de um paciente do sexo masculino, de 67 anos, e de uma paciente do sexo feminino, de 70 anos. Este é o terceiro caso confirmado no país – o homem em Pernambuco e outros dois em Salvador.

Em nota, a Anvisa explicou porquê seria um novo surto.”É importante esclarecer que, apesar de no momento haver só um caso confirmado e outro em análise no Brasil, pode-se considerar que há um surto de Candida auris porque a definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso”, disse a nota.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!