
A partir de domingo, dia 1º de fevereiro, nos seguintes estados: Amazonas (AM), Amapá (AP), Maranhão (MA), Pará (PA) e Roraima (RR), as Áreas Locais do serviço de telefonia fixa passarão a coincidir com os limites geográficos das Áreas de Numeração (códigos de área, ou códigos DDDs), conforme estabelecido pela Resolução nº 768/2024.
As áreas locais da telefonia fixa serão ampliadas, passando a contemplar todos os municípios com o mesmo código nacional (CN), ou seja, com o mesmo código DDD. Com isso, as áreas locais da telefonia fixa serão igualadas às áreas de registro da telefonia móvel. A modernização simplificará as regras do setor, estimulará a harmonização e convergência de serviços de telecomunicações, favorecerá a competição e ampliará a transparência para o consumidor.
No país, haverá uma redução significativa do número de áreas locais da telefonia fixa – de 4.118 para 67 áreas – e os usuários farão ligações ao custo de chamada local entre municípios de um mesmo DDD. Ou seja, ligações que eram de longa distância passarão a ser locais, o que pode contribuir para a redução do custo das chamadas.
A mudança também simplificará a discagem telefônica dentro das novas áreas locais, trazendo clareza para os usuários do serviço de telefonia fixa. Para telefones fixos com o mesmo código DDD será necessário apenas ligar o número do usuário de destino, sem a necessidade de discar o código de operadora de longa distância e o DDD.