As ligações interurbanas vão ficar mais simples: uma medida publicada hoje no Diário Oficial da União diz que chamadas de longa distância não precisam mais do código da operadora.
A medida é válida para pequenas empresas – com até 50 mil clientes. Isso exclui os grandes nomes do mercado, como TIM/Intelig, Embratel, Telemar/Oi, Telesp e GVT. Segundo João Resende, presidente da Anatel, a decisão beneficiará a maior parte das operadoras: apenas 7 das 71 que operam no Brasil contam com mais de 50 mil clientes. Todas as outras 64, portanto, não precisam mais do código da operadora para chamadas interurbana.
E como isso funciona? Simples. Quando você for ligar para outra cidade, em vez de discar 0 + código da operadora + DDD da cidade + telefone, poderá pular a segunda etapa. Assim, uma ligação de fora de São Paulo para a capital paulista ficaria 0 + 11 + número do telefone. A medida também inclui chamadas internacionais, e para ligar para outro país você precisa discar 00 + código do país + código de área + telefone.