Encontram-se entre os aliados de Raniere, o vereador Sandro Pimentel do PSOL e Klaus Araújo, do Solidariedade, e tanto um como o outro, recentemente criticaram a administração do prefeito Carlos Eduardo. Em contrapartida, vereadores de situação, fortes aliados de Carlos Eduardo também se perfilam no seu grupo.
Raniere, atual líder do prefeito na Câmara, tem confidenciado a amigos, que deve muito a ele e que recebeu muitas oportunidades, através da confiança que sempre teve de Carlos Eduardo. Ocupou espaços importantes na prefeitura, nas diversas gestões de Carlos, sempre nomeado pelo prefeito, a quem, Raniere revela a amigos, tem e sempre teve, muito apreço.
Lançado candidato a presidente, sabe que outros fortes candidatos pleiteam o cargo, como Franklin Capistrano e Paulinho Freire que corre por fora, silenciosamente. O atual presidente Franklin, teve um bom relacionamento com Carlos Eduardo e contribuiu na sua gestão, agilizando a tramitação de matérias e deverá procurar o prefeito para buscar um entendimento.
Raniere tem um espírito liberal e defende a total independência da Câmara, em relação ao Executivo. Ele ocupa atualmente a liderança do prefeito, no legislativo, mas possui bom relacionamento com todos os partidos e vereadores da Câmara Municipal de Natal.