Jovens compartilham ‘prints’ que mostram a ausência do botão para emitir a declaração no site

Parte dos candidatos com mais de 18 anos que buscam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 para obter um “diploma escolar” ainda não conseguiu emitir o documento. O botão “Declaração”, que deveria estar disponível na Página do Participante, não havia aparecido para todos até a manhã desta terça-feira (3).

De acordo com as orientações publicadas nas redes sociais pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), todos aqueles que cumpriram os pré-requisitos abaixo já poderiam baixar a declaração de conclusão do ensino médio desde a última sexta-feira (30): ter mais de 18 anos; obter mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação no Enem 2025.

Sem esse certificado, os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou em qualquer vestibular não conseguirão entrar na universidade. O processo de matrículas terminará ainda nesta semana. Por decisão do Ministério da Educação (MEC) comunicada em maio do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou, após 9 anos, a ser aceito como certificado de conclusão da educação básica.