Os reservatórios de água da região do Seridó, estão secando. Os dados de medicação apresentados periodicamente pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Resecursos Hídricos do Rio Grande do Norte – SEMARH/RN, revelam dados preocupantes.

O açude Itans em Caicó, por exemplo, está atualmente com uma capacidade armazenada de 33 milhões, 752 mil e 500 metros cúbicos de água, o que é equivalente a 41,29% de sua capacidade total de 81 milhões e 750 mil m³.

As chuvas na bacia do reservatório que abastece a cidade de Caicó, foram poucas esse ano, inclusive não dando sequer para atingir o transbordamento. De acordo com o monitoramento anual das chuvas no RN, em 2012, no açude Itans, choveu apenas 165,3mm.

A SEMARH também fez a leitura da situação volumétrica  de outras barragens. A capacidade total da Barragem Engenheiro Açu, é de acumular 2 bilhões e 400 milhões de métros cúbicos. Atualmente o reservatório está com 1bilhão, 395 milhões, 853 mil e 333 métros cúbicos, o que é equivalente a 58,16%.

Fonte: Sidney Silva