20150310_105047

O coordenador do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-RN), Cyrus Benavides, informou na manhã desta quarta-feira, 11, que a  Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) receberá uma notificação formal para explicar o que causou o apagão ocorrido em Caicó na última terça-feira (10). A cidade ficou sem energia elétrica por 17 horas e 28 minutos, das 4h12 às 21h50.

Além de prejudicar o funcionamento de bancos, clínicas médicas, comércios, o trânsito na cidade e a telefonia, o blecaute deixou muitos prejuízos para os moradores. De acordo com Cyrus Benavides, um bairro inteiro da cidade teve danos e vai acionar o Procon de Caicó, que começou a ser procurado já na manhã de ontem (11). Segundo Benavides, a notificação cobra, além de explicações plausíveis sobre as causas do apagão, a reparação dos bens.

É possível, segundo ele, que a companhia seja penalizada pelo Procon-RN, independente das denúncias da comunidade. A interrupção no fornecimento de energia elétrica atingiu ainda os municípios de São João do Sabugi, Ipueiras e São Fernando e, segundo a Cosern, foi ocasionada por um defeito em um equipamento da Subestação Caicó. A companhia informou que as causas do ‘apagão’ ainda estão sendo apuradas.