Ser o dono do próprio negócio é o desejo de 40% dos 12,3 milhões de moradores das favelas brasileiras, segundo pesquisa inédita realizada pelo instituto Data Favela, com apoio do instituto Data Popular e da Central Única das Favelas. O número é maior que a média brasileira. No país, 23% querem ser donos de empresas, segundo a pesquisa.
Os resultados do estudo são apresentados nesta terça-feira (3) durante o 2º Fórum Nova Favela Brasileira.
Entre os moradores de favelas que querem ter o próprio negócio, 55% pretendem abrir em até três anos. A maior parte (35%) deseja investir no ramo de alimentação.
Quanto à localização, 63% querem empreender dentro da favela onde vivem. Já 19% têm a intenção de abrir empresa fora da comunidade, mas em um bairro próximo, e 15% querem o negócio fora da comunidade, em um bairro mais distante.