A Receita Federal abriu ontem o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e, no Rio Grande do Norte, o ritmo ficou abaixo do registrado no ano passado passado. Até as 17h, foram contabilizadas 720 declarações enviadas ao órgão por contribuintes no estado. A média de envio, por hora, no primeiro dia, foi cerca de 50% inferior à registrado em 2014 e também na comparação com 2013. Os programas para fazer a declaração estão disponíveis no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br. Internautas relataram nas redes sociais dificuldades para baixar o programa. A Receita Federal admitiu lentidão no sistema, afirmou que o motivo foi o excesso de pessoas fazendo download, mas que o problema foi rapidamente solucionado.
A redução no ritmo de entregas este ano no Rio Grande do Norte se deveu a uma mudança de prazos, explica o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil em Natal, Silvio Moreira de Almeida. Nos anos anteriores, o programa usado para declarar era disponibilizado para downloads com antecedência. “Este ano, o acesso ao programa coincidiu com o primeiro dia de declaração de IR. Antes, muitos contribuintes que desejavam receber a restituição nos primeiros lotes faziam todo o processo com antecedência, finalizavam (a declaração) e enviavam no dia de abertura”, disse.
Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao fisco, no país. O prazo para a entrega termina no dia 30 de abril. No Rio Grande do Norte, a estimativa é que 289 mil declarações sejam enviadas ao órgão este ano, um incremento de 10% em relação a 2014.
