No próximo dia 25 o Judiciário potiguar irá entregar ao governo do estado o relatório da inspeção realizada pela Corregedoria Geral de Justiça nos Centros Educacionais, administrados pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC). O relatório irá solicitar providências de curto e longo prazo para resolver a questão da custódia dos adolescentes em conflito com a lei e também apresentar sugestões para que as medidas socioeducativas previstas na lei sejam efetivadas visando a ressocialização dos internos. Entre as sugestões, está a implantação do ensino a distância garantindo aos internos acesso ao estudo.

O desembargador Claudio Santos, Corregedor Geral de Justiça, convidou o Ministério Público e a Defensoria Pública para participarem da audiência com o Governo do Estado que foi agendada com o secretário de Trabalho e Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa. A entrega do relatório diretamente à governadora Rosalba Ciarlini depende da confirmação de horário na agenda dela.

O CEDUC-Pitimbu é o que apresenta a pior situação entre os três visitados durante a inspeção realizada. O ponto crítico observado foi a falta de higiene com a presença de insetos e roedores e a superlotação, já que a unidade tem capacidade para 50 adolescentes, mas atualmente está com 75 internos. Ainda foram vistoriadas as unidades de Caicó e Mossoró.