Com o objetivo de promover as discussões sobre temáticas que envolvam a saúde reprodutiva da mulher, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está promovendo, no período de 10 a 12 deste mês, no Praiamar Hotel em Natal, o “Seminário de Saúde da Mulher”. Cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica de todas as regiões de saúde estão participando do evento.
Segundo Andréa Duarte, técnica da Subcoordenadoria das Ações de Saúde da Sesap, “além das discussões técnicas envolvendo os direitos sexuais e reprodutivos, o evento busca também trazer para estes profissionais novas concepções e práticas do cuidado à mulher”.
Durante o encontro estão sendo abordados a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e adolescentes, com destaque para os métodos contraceptivos. A importância da Rede Cegonha e suas ações para redução da transmissão vertical do HIV (vírus causador da AIDS) e da sífilis e a violência contra a mulher, com enfoque nas repercussões psicológicas e no cuidado integral a criança e adolescentes vítimas de violência e a prevenção e controle dos cânceres de útero e de mama estão na pauta de discussões.