
O ex secretário de Saúde de Caicó, Galvão Freire, fez uma avaliação do seu tempo a frente da secretaria. Para Galvão, a sua contribuição foi positiva e ele disse que deixa a secretaria de cabeça erguida. Ele participou nessa segunda-feira (11), do programa Café com Política com Chico Gregório.
Galvão ressaltou realizações enquanto esteve a frente da secretaria e citou os seguintes exemplos: Implantei o Mais Médicos em 9 postos de saúde; atualmente todos os postos de saúde tem médicos, mas não em horário integral, isso por causa da agenda; Estruturou o serviço de atenção especializada, para dst’s e AIDS em Caicó sem precisar que o paciente se desloque a Natal; Implantou a Central regional de marcação de consultas, o que os políticos não gostam por não conseguirem tirar proveito próprio adiantando consultas e marcações de exames: “pegamos exames atrasados do ano de 2009”; Implantamos o CAPS/AD; Pagamos contas da gestão anterior e muitas outras ações que vão permanecer em Caicó.
Sobre a “queda de braço” que havia entre o ex secretários e os vereadores da própria base do prefeito Roberto Germano, Galvão disse que faltou prestigio entre as partes citando inclusive que no início de seu legado como secretário, ele deixou claro que as questões políticas os políticos resolviam mas as questões técnicas, ele resolvia. Mas nos últimos meses isso não estava acontecendo.
Galvão ainda disse que nos últimos meses estava sem conseguir se encontrar com o prefeito Roberto Germano pra discutir assuntos importantíssimos o que deixava claro a “vontade” do prefeito pedir a pasta. “Quando percebi isso, entreguei e disse: está aqui amigo. Percebi que era uma vontade sua e por ser um direito seu… mas nossa amizade continua normalmente”.
Uma das frases citadas pelo ex secretário de saúde Galvão Freire foi: “Sei o que fazer e como fazer, mas não posso se não tenho as condições de fazer.”.