Aconteceu neste sábado, na Unidade Básica de Saúde Silvino Dantas, no Centro, a abertura da Campanha de Vacinação no Município de Caicó. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Município, que é vacinar um total de 16 mil 380 pessoas, o equivalente a 80% da população. 

“Para que o Município possa bater essa meta, o mais importante é que todas as pessoas que compõem os grupos prioritários possam ficar atentos e comparecer as UBSs para tomarem a vacina. O Brasil é o único país do mundo que faz uma vacinação em massa com todos os custos assumidos pelo poder público, por isso é muito importante a colaboração e a conscientização das pessoas”, ressaltou Galvão Freire. 

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Para uma maior proteção, todos devem manter hábitos simples como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.