O Brasil tem cerca de 52 milhões de consumidores que deixaram de pagar pelo menos uma dívida, nos últimos cinco anos, segundo estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). É a primeira vez que a empresa divulga a estimativa de consumidores inadimplentes.
O SPC Brasil também informou ontem que o número de consumidores inadimplentes (somente na base de dados da empresa) subiu 5,54% em fevereiro deste ano, comparado com igual período de 2013. Esses dados são referentes a contas atrasadas de água, luz, gás e dívidas com os bancos e com o comércio. Luiza Rodrigues, economista do SPC Brasil, avaliou que o crescimento do número de pessoas físicas inadimplentes reflete compras não planejadas e parceladas no Natal. Além do mais, ela cita as despesas com IPTU, IPVA e gastos escolares, que ocorrem no início do ano.
O presidente da Câmara Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, considera que não há nenhum fator que possa fazer com que o número de inadimplentes caia. “Não vejo nenhum fator para os próximos 12 meses que possa vir a gerar mais recursos ou maior folga no orçamento das famílias”, disse.