A Receita Federal fez algumas mudanças nas regras e no programa de declaração do Imposto de Renda de 2014. Uma das mudanças é que o prazo para envio da declaração do IR será menor neste ano. Por causa do Carnaval, a Receita optou por permitir o envio apenas a partir de 6 de março. Nos anos anteriores, era sempre a partir do dia 1º. O prazo final continuou o mesmo: 30 de abril.

Outra novidade é a possibilidade de usar a declaração pré-preenchida –mas só vale para alguns casos.Essa novidade será exclusiva para quem tem certificado digital, o que vai restringir seu alcance. Além disso, é preciso que o contribuinte tenha apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2013, ano-calendário de 2012.

Outra condição é que as fontes pagadoras tenham enviado para a Receita a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) referente ao exercício de 2014, ano-calendário de 2013.

Se o contribuinte preencher esses requisitos, a Receita Federal vai preencher automaticamente sua declaração com os dados enviados pelas empresas, como rendimentos, deduções, bens e dívidas. “O contribuinte deverá checar os dados que serão colocados automaticamente na declaração”, diz Antonio Teixeira, consultor da IOB Folhamatic EBS.