A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para que presta algum tipo de serviço profissional no Brasil. Obrigatória desde 1934, ela é um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a histórico funcional do trabalhador.
Mesmo com toda essa importância, muitas pessoas solicitam o documento e acabam não indo busca-lo quando fica pronto. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa à população que existem 8.700 Carteiras de Trabalho (CTPS), nas Centrais da Capital à espera dos seus titulares.
A unidade do Via Direta detém o recorde de 3575 carteiras de trabalho aguardando entrega. Alguns exemplares estão encalhados desde 2002. O usuário que se encontrar nesta situação, de ter solicitado a documentação e não tê-la recolhido posteriormente, deve procurar a unidade da Central do Cidadão em que requereu a Carteira; e no caso dos postos do Praia Shopping e Centro, cujas centrais foram desativadas, é necessário dirigir-se para o Via Direta e o Alecrim respectivamente.
No caso de solicitação de documento feita durante ações de cidadania, basta procurar a Central mais próxima do local onde ocorreu a ação. A CTPS será devolvida ao dono gratuitamente.