A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou requerimento, solicitando o envio da Carreta da Saúde da Mulher para fazer atendimentos de exames e promover palestras educativas em algumas cidades do Estado, entre elas, Jardim do Seridó.

Em breve essa Carreta da Saúde da Mulher estará percorrendo vários municípios do Rio Grande do Norte. Além de Jardim do Seridó ainda receberá a visita da carreta, as seguintes cidades: Acari, Bodó, Caicó, Cruzeta, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Paraú, São Fernando, São Rafael, Santana do Matos, São Vicente, Tenente Laurentino e Triunfo Potiguar.

Serão realizadas mamografias, ultrassonografias, exames de mama e preventivos. A carreta vai contemplar uma demanda importante da população dos municípios atendidos nessa etapa, com exames que garantem até 90% de possibilidade de cura em casos com diagnóstico precoce de câncer de mama, ou de colo de útero.

Vale ressaltar a prioridade que está sendo dada ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Como se sabe, o mês de outubro foi escolhido por entidades nacionais e internacionais, como o mês de referência para diagnóstico e prevenção desse tipo de câncer. Por isto, esse mês está sendo mundialmente denominado de “Outubro Rosa”, por causa dessa prioridade no combate ao câncer de mama, doença maligna, de difícil tratamento quando o diagnóstico demora a ser feito.