Justiça Eleitoral marcou pleitos em Itaú e Ouro Branco para o dia 17 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) marcou para o dia 17 de maio de 2026 as eleições suplementares nos municípios de Itaú, na região do Alto Oeste, e Ouro Branco, no Seridó. Os eleitores das duas cidades voltarão às urnas para escolher novos prefeito e vice-prefeito após a cassação dos mandatos dos gestores eleitos em 2024.

A definição das datas ocorreu em sessões plenárias realizadas neste mês. Em Itaú, a decisão foi aprovada nesta quinta-feira (12). Já em Ouro Branco, a resolução sobre o novo pleito foi aprovada no último dia 5 de fevereiro.

No município de Itaú tiveram os diplomas cassados o prefeito Francisco André Régis Júnior (PP) e o vice Paulo Fernandes Maia (MDB), reeleitos em 2024. A Justiça Eleitoral entendeu que houve abuso de poder político e econômico, além da prática de conduta vedada. As irregularidades apontadas estão relacionadas a dois eventos promovidos pela prefeitura em 2024: o “Dia das Mães Itauenses” e o “XVI Arraiá do Zé Padeiro”.

Em Ouro Branco, tiveram os mandatos cassados o prefeito Samuel Oliveira de Souto (PL) e o vice Francisco Lucena de Araújo (PP). A decisão apontou prática de conduta vedada, abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação social. O então prefeito Samuel Souto também foi declarado inelegível por oito anos.