Niservimabe será aplicado em prematuros e crianças com comorbidades na rede SUS do estado

Recém-nascidos e crianças prematuras do Rio Grande do Norte passam a contar com um novo meio de prevenção contra infecções respiratórias graves. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu, no fim de janeiro, a primeira carga do Niservimabe, um anticorpo desenvolvido para a prevenção da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos, lactentes e crianças prematuras.

Ao todo, foram recebidas mais de 410 doses do imunizante, divididas entre apresentações de 0,5 ml e 1 ml. As doses serão destinadas a crianças prematuras, nascidas com menos de 36 semanas e seis dias, e a crianças com menos de dois anos que apresentem comorbidades como cardiopatia congênita, imunocomprometimento grave inato ou adquirido, fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, doença pulmonar crônica, síndrome de Down e doença neuromuscular.

A aplicação do Niservimabe será realizada nas unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo maternidades, Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES), Centros de Infectologia e Imunização Especializada (CIIES) e outras unidades, conforme a demanda.

O anticorpo passa a integrar o conjunto de ações de prevenção contra a bronquiolite no estado e se soma à vacina aplicada em gestantes potiguares desde a primeira quinzena de dezembro de 2025. Em menos de dois meses, mais de 7 mil grávidas receberam a dose no Rio Grande do Norte, que recebeu pouco mais de 17 mil doses do imunizante.