Órgão informou que vai se adequar às novas regras publicadas no domingo (1º) pela Senatran

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) anunciou nesta segunda-feira (2) que vai se adequar às novas regras da avaliação do exame prático para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que traz, entre as principais mudanças, a retirada do teste de baliza como etapa isolada e eliminatória. O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes.

Quatro estados brasileiros já haviam deixado de exigir o teste de baliza durante a prova prática para a CNH neste ano: São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O tema parece novidade, mas já são 10 estados brasileiros que não exigem a baliza na prova prática. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste em 2004.

O prazo para a retirada no Rio Grande do Norte não foi informado pelo órgão. O Detran-RN informou que, num primeiro momento, vai realizar um trabalho de atualização técnica de requalificação dos examinadores de trânsito, segundo as novas normas do Senatran, para, em seguida, “iniciar a prática das avaliações na pista de testes de acordo com os novos critérios”.