Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra Jardel Neto Pereira da Cruz, de 28 anos, conhecido como “Dedel”, ensinando técnicas de tortura a jovens ligados a uma facção criminosa em Roraima. Ele é namorado da delegada Layla Lima Ayub, presa em São Paulo durante uma operação do Ministério Público que investiga a infiltração do crime organizado em estruturas do Estado.
Nas imagens, Jardel orienta jovens a bater nas mãos com pedaço de madeira durante uma agressão, em um vídeo publicado com a legenda “Aqui o chicote estala”. Ele é apontado por autoridades da Região Norte como um dos chefes do tráfico de armas e drogas ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) em Roraima.
Segundo as investigações, Jardel foi preso em Roraima em 2021 por recrutar adolescentes para uma facção criminosa, durante uma operação da Polícia Federal. À época, a apuração indicou que ele publicava fotos nas redes sociais fazendo um gesto com três dedos, em referência ao PCC. Atualmente, ele está solto. Depois de preso, ele deu entrada no maior presídio do estado, a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). Em 2022, foi julgado e condenado a oito anos em regime semiaberto.