A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado oficial, nesta quinta-feira (15), sobre a decisão do governo norte-americano de suspender vistos de imigração e incluiu o Brasil na lista de países de alto risco para uso de benefícios públicos de assistência social.
Na quarta-feira (14), o Departamento de Estado anunciou o congelamento da emissão de vistos para cidadãos de 75 países. A decisão vale apenas para autorizações de residência de imigrantes, portanto, não atinge turistas nem viagens a negócios. O congelamento das emissões entra em vigor em 21 de janeiro.
Segundo a nota, “o presidente Trump tem deixado claro que imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não representar um fardo financeiro para os americanos.”
Por isso, “o Departamento de Estado está realizando uma revisão completa de todas as políticas, regulamentos e diretrizes para garantir que imigrantes desses países de alto risco não utilizem benefícios de programas de assistência social nos Estados Unidos nem se tornem um encargo público”.